Dra. Fernanda Chrispim fala ao Bom Dia Brasil sobre a importância do sono para as crianças.
Um alerta para quem tem filho pequeno: crianças que dormem tarde têm rendimento pior na escola. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores britânicos.

Corre para um lado, brinca com os carrinhos, anda de bicicleta no meio da casa. João Alberto tem energia de sobra, e dormir que é bom: “Hoje ele dorme às 9h, amanhã, meia-noite. Ele não tem horário certo”, conta a mãe, Wyara Pereira.

Pesquisadores na Inglaterra fizeram testes com 11 mil meninos e meninas entre 3 e 7 anos de idade e descobriram que o ideal é criar uma rotina na hora de dormir. A criança deve ir para a cama sempre no mesmo horário, por volta de 20h30, 21h, no máximo.

Os cientistas afirmam que a falta de rotina pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro por alterar o horário do relógio biológico, o que afeta a capacidade de reter novas informações. De acordo com a pesquisa, as crianças que não dormiam sempre no mesmo horário ou deitavam tarde apresentaram desempenho inferior em leitura, matemática e percepção espacial.

No consultório da especialista em sono, dois em cada 10 pacientes são crianças. Segundo ela, o mais importante é a rotina. “Colocar o pijama, escovar os dentes, contar uma historinha para a criança na hora de dormir, para que aquele horário de sono seja agradável, seja confortável para a criança, e não seja uma obrigação”, explica Fernanda Chrispim.

Na casa do João Alberto os hábitos já estão mudando. Às 20h30, as luzes estão apagadas. A mãe tenta, mas olha o João serelepe de novo. “Todos os dias é uma batalha com ele e comigo também, para tentar determinar o horário para ele dormir, para ele descansar e para gente também poder descansar melhor”, afirma a mãe.

Fonte: Bom Dia Brasil