Por que damos sacudidas durante o sono?
Você está andando tranquilamente, tropeça em uma pedra enorme e cai no chão. Bem antes do impacto fatal, acorda sobressaltado: por sorte, era apenas um sonho. É uma cena familiar para você? Pois não se assuste: trata-se de algo mais comum do que se pode imaginar.

A sacudida hipnal é um espasmo muscular involuntário que se produz entre a vigília e o sono. Normalmente a sentimos como uma sacudida forte e muito breve, com a qual podemos até mesmo acordar quem estiver na cama conosco. Outra característica desse fenômeno fisiológico é que ele “costuma ser precedido por uma pequena alucinação, como cair na escadaria ou sentir que alguma coisa avança sobre nós”, explica Carles Gaig, coordenador do Grupo de Estudos de Distúrbios da Vigília e do Sono da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN). “É provável que essa alteração tenha origem em estruturas profundas do cérebro que ainda não são conhecidas com precisão”, diz o médico. Embora esse tipo de sacudida possa ser perturbadora e adicionar um motivo a mais de preocupação na já bastante longa lista de temores que as pessoas hipocondríacas registram, trata-se de algo, na verdade, muito frequente. “Estudos confirmam que isso ocorre com 70% das pessoas, embora todo mundo possa chegar a ter isso com uma frequência maior ou menor ao longo da vida”, afirma Gaig.

Qualquer que seja a frequência das sacudidas noturnas em uma pessoa, há fatores que acentuam o fenômeno, como o estresse, o cansaço, dormir pouco, ter feito exercícios muito intensos ou consumido café ou nicotina.


Fonte : EL PAIS